segunda-feira, 29 de outubro de 2012

OS ÔNIBUS VIERAM PARA FICAR? ÊIS A QUESTÃO!


A empresa de ônibus anunciada pelo prefeito de nossa terra Marinaldo Rosendo, em entrevista a Rádio Nova Timbaúba FM a semana passada, começou a funcionar hoje dia 29/10, é um avanço para Timbaúba no sentido de oferecer transporte às pessoas de baixa renda e que não possue meio de locomoção próprio, no entanto, seu futuro e um pouco incerto, em minha opinião, faltaram estudos, planejamento e divulgação detalhada ao publico, bem vejamos: o primeiro passo seria pesquisar através de dados já consolidados o rendimento da população alvo, baseado nisso estabelecer o preço da passagem que deveria ser adequado ao bolso do usuário, por exemplo: o cidadão não vai deixar de pegar um moto-taxi por R$ 2,00, tenho a liberdade de fazer meu próprio itinerário, moro em Santa Ana e trabalho em Mocós, caso optasse pelo ônibus teria que pegar dois Transporte e gastar R$ 5,00 só para ir. E quanto a divulgação: Qual é o itinerário por ruas? Quais os pontos de paradas? Os terminais de partida e o de destino? O horário das viagens? O estudante tem direito a meia passagem?
A tabela abaixo mostra o rendimento dos habitantes residente em Timbaúba 45.101 pessoas com 10 anos ou mais, 20.204 não tem rendimento, 5.266 recebem até 1/2 salário mínimos, 13.915 recebem 1/2 a 1 salário mínimo, 3.545 recebem de 1 a 2 salários mínimos, 1.603 pessoas recebem de 2 a 5 salários mínimos, 431 pessoas recebem de 5 a 10 salários mínimos, 108 recebem de 10 a 20 salários mínimos e só 29 pessoas recebe mais de 20 salários mínimos. Confiram os bairros na tabela abaixo.
Quem ganha um salário mínimo teria de gastar em torno de 21,87% do seu salário com passagens para sai de Santa Ana para ir trabalhar em Sapucaia, sabendo-se que são em média 26 dias por mês de trabalho o que representa 52 viagens ida e volta por mês.
E os estudantes se não pagar meia será a mesma formula.
Isso ocorre onde os governos não tem oposição, a nossa câmara de vereadores geralmente não debatem e discutem os projetos e aprovam do jeito que são apresentados e terminam não defendendo do menos favorecidos.

Um comentário:

  1. Com certeza o preço é alto. Aqui em Recife, onde as linhas são bem maiores, a taxa é menor. Mas ao meu ver, acho que o valor que foi estipulado pela passagem é justamente para não piorar a situação desses dados, já que se o preço do ônibus fosse menor que o dos mototaxistas, seria algo como uma política pública as avessas, tirando emprego de alguns desses. Acho que o ônibus fica mais pra quem quer um pouco mais de conforto.
    Realmente essas informações citadas, como itinerário e horários seriam importantes, espero que sejam divulgadas.
    E quanto à nossa Câmara, realmente, ela é uma piada.
    Muito bom o artigo e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir