quinta-feira, 15 de novembro de 2012

HOJE FAZ 57 ANOS QUE O MAIOR LÍDER POPULAR QUE JÁ HOUVE EM TIMBAÚBA, ATÉ OS DIAS DE HOJE, TOMOU POSSE COMO PREFEITO DE TIMBAÚBA PELA PRIMEIRA VEZ EM 1955, VALE A PENA LEMBRAR!!!

Dr. JOÃO FERREIRA LIMA FILHO

Originário da Mata Norte, a família "Ferreira Lima"  fez história em Pernambuco ao longo dos últimos 80 anos. O chefe do clã, Dr. João Ferreira Lima, que era médico, foi chefe político no município de Timbaúba e deputado federal. Seu filho, Joãozito (João Ferreira Lima Filho), foi prefeito de Timbaúba de 15.11.1955 a 10.03.1959 e de Aliança, deputado estadual em várias legislaturas, presidente da Assembléia Legislativa e secretário de saúde (1º governo Arraes). E em 2009 por resolução de sua mesa diretora, a Assembléia Legislativa de Pernambuco instituiu a medalha “João Ferreira Lima Filho” para homenagear os constituintes estaduais de 1989 quando ele era presidente da mesma. A entrega foi realizada no dia 05 de outubro de 2009 quando a Constituição Estadual estará completando 20 anos de sua promulgação. Seu irmão, Jacques Ferreira Lima, também foi prefeito de Timbaúba, município que a família dominou politicamente durante cerca de meio século. Outro membro da família que também governou este município foi Geraldo Ferreira Lima, irmão dos ex-deputados Torquato e Egídio Ferreira Lima.
O primeiro foi prefeito de Nazaré da Mata e deputado estadual e, o segundo, deputado estadual e federal. Torquato é casado com Milita, irmã do governador Jarbas Vasconcelos e presidente da Cruzada de Ação Social. Seu filho, Torquato Ferreira Lima filho, também foi prefeito de Nazaré da Mata.
Pertencem ainda a essa mesma linhagem os irmãos Maurílio, Mauro e Maerle. Maurílio foi deputado federal e presidente da Radiobrás e hoje é o chefe da representação do governo de Pernambuco no Distrito Federal. Mauro foi vereador no Recife e, Maerle, disputou uma eleição por Brasília (Senado) mas não conseguiu se eleger: perdeu para a soma das sublegendas adversárias. Também são desta família o Monsenhor Ferreira Lima (chefe político em Surubim e deputado federal em várias legislaturas), Sizino Ferreira Lima (ex vice-prefeito daquela cidade e filho do ex-deputado estadual e ex-secretário de saúde) (governo Nilo Coelho) Alcides Ferreira Lima e os vereadores Marcos e Jacques Ferreira Lima (Timbaúba).

Fonte: JC online e Inaldo Sampaio


8 comentários:

  1. E o vereador Jacinto Ferreira Lima não é dessa família?

    ResponderExcluir
  2. Existe algunas controversias, acredito que timbauba teve muitos atrazos durante os quase 50 anos que foi comandada por esta família, não avia democracia e muitas eleições fraudulentas, é por este motivo que timbaúba hj esta atraz de muitos municipios que se desinvolveram na época.

    ResponderExcluir
  3. Ola amigos estou precisando de fontes que fala a respeito dos coronés dessa região, para minha monografia da pós- em história do Brasil.

    ResponderExcluir
  4. Alguém sabe me dizer se esse Joaozito (Joao Ferreira Lima filho) teve filhos? Pois conheço um homem identico a ele que é morador de ria aqui no Rio de Janeiro... e estou tentado ajuda-lo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo ,sou sobrinho neto de João Ferreira Lima filho,e pelo que sabemos não teve filho legítimo, mas sim adotivo.

      Excluir
  5. Ferro da era esqueça democrata mentirosa, comunista na língua e coronel no sangue.

    ResponderExcluir